MEMÓRIA VIVA - BENA SANTANA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixGjrSMiPbj5FiQftE0aV-wze-PVuJZRBUffpwdajHIwwpwQv5t7BX-Qg-Xj_3EMgbfcg7eiNepGNPjskpZyZ9ooKkcG3O5gcFHwxeOAI7baVWyBZscMDjkkoBmsV7lkDB5X0ObLrxrwR5/s1600/02.jpg)
Um dos maiores e melhores repórteres do país. Nasceu para criar notícias, informar de uma maneira séria e direta. É reconhecido pela imensa nação paraense e trás no peito o coração do rádio santareno. Benedito José Mota Santana, o Bena Santana. Nasceu em Santarém-Pá, em 31 de Março de 1959. Filho de um dos craques do passado do São Francisco Futebol Clube, Faeco.
CURIOSIDADE
Bena Santana tinha um sonho de ser um jogador de futebol e foi em busca do seu desejo que começou quando ele ainda era um garoto. Mas, contam os entendidos, que na mesma época que Bena Santana se manifestava para ser jogador de futebol, do outro lado da cidade um outro personagem chamado Hailton Belezão, também tinha o seu desejo,que era ser locutor de rádio.
Bena Santana em busca de seu sonho realizou um teste para jogador de futebol e passou, para ser repórter esportivo. Por outro lado Hailton fez o teste para locutor de rádio e passou para ser jogador de futebol. Curioso né?
QUASE DESISTIU DA CARREIRA
Bena foi fazendo seus testes com a garotada do seu bairro, Porém um acontecimento dentro das quatro linhas, fez com que Bena quase abandonasse o desejo de ser jogador, quando perdeu um pênalti e conseqüentemente o título do seu time, entretanto teve forças para continuar sua trajetória, chegou até ao Náutico, Norte Clube e América. Bena estava se realizando como jogador e quase se tornou um xerife nas zagas dos clubes santarenos, se não fosse o Almir Calderaro aparecer em seu caminho e levar o garoto para fazer um teste na Rádio Clube.
CARREIRA DE REPORTER
O jogo de Bonsucesso e Norte Clube foi o seu primeiro teste em campo de futebol. Não precisa dizer o que aconteceu, um ano depois estava sendo arrastado por Osvaldo de Andrade, Sinval Ferreira e Campos Filho para trabalhar na Rádio Rural, sua eterna namorada.
A Rádio Tropical também honrou seu quadro functional, com o Bena Santana no esporte, mas o danado continuou e foi parar no jornalismo da TV-Tapajós para depois fazer uma das duplas mais famosas da madrugada santarena, juntamente com seu companheiro dos tempos idos, Osvaldo de Andrade. Era uma verdadeira 1ª página do Rádio FM-Guarany. Mas, seu destino está sempre cravado na sua mais antiga paixão, Rádio Rural, onde continua mantendo suas informações impares que o consagraram para todo Oeste do Pará.
UM VETERANO DA INFORMAÇÃO
Juntou-se com os mais famosos ídolos da rádio e televisão, não só aprendeu como ensinou as peripécias da informação copiadas e criadas no dia a dia da função. Mas, apesar de ser um dos ases no jornalismo, o esporte é a sua respiração de arte: Sinval Ferreira, Jota Parente, Ivaldo Fonseca, Osvaldo de Andrade, Gerson Gregório, Sampaio Brelaz, Clenildo Vasconccelos, Lord Edgar, Leal de Sousa, Amir Calderaro, Campos Filho, Olimpio Guarany, Santino Soares, Osmar Simões, entre tantos outros que tanto brilharam com o nosso querido Bena Santana.
TESTEMUNHA DE ACONTECIMENTOS ESPEECIAIS
Cobertura dos mais simples jogos até os de grande repercussão colocaram esse ídolo do rádio a testemunhar acontecimentos inesquecíveis na sua trajetória de informações. Excursões dos clubes, onde vivenciou as histórias mais deslumbrantes como: O choro de Pedrinho Moreira em Belém na despedida da Seleção da Mocoronga para Santarém.
Darinta comemorando a vitória da Seleção santarena, na noite que antecipava a sua partida para Pernambuco, onde iria defender o Esporte Clube Recife.
Rosinaldo Araújo (Surdão) e Luciano Santos Lacrau) em cânticos líricos em cima de uma mesa na Churrascaria em Belém, cantado as músicas, Topinobá e Saímos de Santarém, do meu amigo Vicente Silva, tudo em nome da vitória santarena no Intermunicipal e Bena Santana estava lá.
ALGUNS JOGOS QUE MARCARAM
Bena Santana era o repórter do jogo em Belém, Brasil e Chile, o técnico era o Falcão. Neste jogo, o polêmico Neto foi expulso. Falcão não queria dar entrevista quando o jogo acabou. O repórter Roberto Tomé abriu os braços e o técnico teve que parar e o nosso Bena Santana participou da entrevista.
Fluminense representando Santarém no Intermunicipal em Belém, como sempre foi garfado contra a Seleção de Santa Isabel, pelo bandeirinha, Admir Batata era a sensação quando entrava na equipe. E assim o bandeirinha tirou o Fluminense da decisão e Darinta o xerifão como torcedor entrou em campo para agredir o bandeirinha ladrão. RaixFran do incêndio nas traves, o Jornal A Povincia do Pará fez manchete do acontecimento através do saudoso Luiz Araújo, que estava ligado nas informações de Bena Santana, que corria o campo inteiro arrastando o cabo sem pra onde ia.
Cosolidaddo como um dos maiores repórteres de Santarém, ele continua humilde e transparente com os amigos. Casado com a dona Dija, eles vão levando a vida em família com os filhos Breno (19), servindo o exército, Lucas (16), jogando futsal e Rafael (4), erprando a sua hora.
![]() |
BENA E MANOEL DUTRA |
![]() |
BENA E RONDINELLE |
Santarém, 15 de Março de 2011.
Raimundo Gonçalves