DIVIRTA-SE COM ESSE JOGO

A volta por cima

SÃO FRANCISCO VALENTE 
DE GUERRA

A VOLTA POR CIMA

Neste momento de transição, inspirada numa aliança jovem, nasce uma luz no fim do túnel, com um resplandecer vivo e com uma luz forte para que um dos clubes mais tradicionais da nossa cidade volte a brilhar fora e dentro de campo, como sempre fez outrora no calor das suas conquistas. E eu, não poderia deixar de relatar tais fatos e atitudes, que no meu ponto de vista, merecem serem divulgadas e reconhecidas com mais amplitude para esta pretensão tão nobre para o nosso futebol, no qual é perseguido pelas autoridades de esporte, dentro do nosso próprio   Estado.
Mesmo assim, com essa expectativa pessimista nessa área tão desmotivada devido às falcatruas realizadas pelos “grandes” mandantes, a fim de proteger os seus clubes favoritos é que surge uma geração destemida e brava para mudar o que está errado e tentar buscar o lugar que é seu no Paraíso Tapajônico.
ADMINISTRAÇÃO SÉRIA E CLUBISTA

Para incentivar ainda mais essa geração de jovens azulinos, ilustro aqui com alguns personagens históricos, daqueles que criaram e ajudaram a fazer deste clube,um dos maiores clubes de tradição da região .
O São Francisco nasceu de uma turma de abnegados com raízes de tradição, na sociedade e no desporto santareno. Vultos de nomes honrados fizeram parte deste clube
tradicional da Pérola do Tapajós. Todos eles se envolveram com as cores do clube, lutando por um só ideal, fazer do São Francisco um dos nomes mais reconhecidos na nossa cidade, como vencedor e conquistador de títulos. Fez e continua fazendo histórias no seu invejável currículo de vitórias consagradoras e significantes, na sua trajetória esportiva no nosso estado e em nossa cidade.


DE RESPONSABILIDADE A FORMAÇÃO

 Um legado de dirigentes ímpares combinado com atletas de autos níveis, o clube ganhou fama e respeito dentro das quatro linhas de um gramado.
Uma diretoria que não só se preocupava com o atleta para servir o clube, mas também para direcionar o seu futuro, pois incentivavam seus atletas a estudarem. Vários atletas aproveitaram desta parceria nobre e se formaram. Me arredio em falar de nomes que conheci, e dos que tive conhecimento das suas entregas de coração ao sucesso do clube que eles aprenderam a amar.
Cito alguns nomes, peço desculpas aos que não forem mencionados e que também tiveram suas grandes contribuições dentro do clube. Porém esses ainda estão vivos na memória de muitos torcedores:

NOMES QUE MARCARAM

Adalgiso Paixão, Guilherme Colares, Santino Sirotheau, Washington Gonçalves, José Maria Matos, Liberalino Machado, Sebastião da Silva Mota, Frei Ambrósio Phillipsenbur, Felisbelo Sussuarana, Silvério Sirotheau, Manoel Caetano Corrêa, João Ramiro Vieira, Miguel Paixão, João Otaviano de Matos, Otávio Pereira, Ubaldo Matos, Expedito Toscano, Reinaldo Fernandes, Francisco Coimbra, Idenmar Machado, José Aquino, Dídimo Sousa, Joaquim Gonçalves, Evandro Vasconcelos, Lucivaldo Leal, Raimundo Brito, Benedito Guimarães, Alberto Diniz, João Santos, Euler Amaral, Agostinho Couto, Benedito Guimarães, entre outros baluartes azulinos, promoveram o nome do clube e construíram a sede do São Francisco com quadra coberta, ali na Av. Rui Barbosa, canto com a Av. Turiano Meira, onde hoje naquele local, é uma igreja evangélica.

No esplendor desses anos de glórias, os jogadores Edno Cardoso e João Batista foram além de craques em campo, assumiram funções na direção do clube mostrando a todos o quanto amavam as cores azulinas.

CRAQUES DE VERDADE

Foram tantos, que com certeza deixaremos de citar alguns, por não termos reais conhecimentos e pelo espaço tão pequeno para mencioná-los, Tutu, Cardosinho, Adalgiso, Faeco, Zacarias, Manezinho, João Anun, Matos, Xixito, Manoel Luiz, Pita, Lelé, Balão, Vadico, Cecebuta, Zé Maria Pretinho, Miró, Dedê, Sérgio, Búfalo, Jó, Romano, Vadinho, Dudinha, Beleza Preta, Mindó, Aluisio, Mundinho Coró, Baruca, Taro, Canguru, Edson Pepeu, Adilson, Leon, Pedrinho Araújo, Galo, Chico Imbiriba, Bimba, Paulo Roberto, Afonso montealegre, Edwar, Pão Doce, Selésio, Acari, Navarrinho, Xabregas, Edmar, Maromba, Cuca, Darinta, Guajará, Abdala, Da Silva Odilson, Jeremias, Carlitinho, Cabecinha, Edu, Helvécio, Alaércio, Laurimar, Renato, Figueirôa, Cláudio, Da Silva Canoa, Dorivan, Raul, Assunção, Bené, Djair, Edson Nunes, Haroldinho, Ageu, Valdir Almeida, Isaac, Aleixo, Zizinho, Zerino, Bigorrilho, Laurinho, Jorgney, Naldinho, Funil, Luiz Otávio, Gleydson, Edilson, Nando, Djair, Zé Lima, Belterra, Zé Augusto, Léo, Filiba, Tostão, Hailton, Dário, Dadão, Joaquim, Badu, Cléo, Jeferson Castanhal, Serginho, Clodoaldo, Gatinho, Ery, Penenca, Toqinho, Marcírio, Gerson, Arapixuna, Hermes, Zequinha Franco, entre outros que brilharam e brilham nos times de base do Leão e os profissionais de outros estados, que muito fizeram pelo São Francisco.

  
OS VALORES NA CABEÇA E NOS PÉS

Mencionamos esses jogadores para mostrar o quanto o clube foi bem representado nesses anos de glórias pelas conquistas e jogos emocionantes e também o sofrimento, pelas derrotas, porém, o que mais chocou a sua torcida foi à perda radical da sua sede própria, que fora feito com tanto sacrifício pelos seus abnegados do passado, e novos diretores diferenciados aos de outrora, conseguiram ultrajar o clube, levando o ao fundo do poço quando o São Francisco perdeu na justiça o seu grande patrimônio. Alguns membros diretores, responsáveis pela situação vexatória, utilizaram apenas o desprezo, em defendê-lo, no momento que o clube mais precisou. Depois desta crise sem precedentes, surgem uns leões jovens para reerguer essa bandeira azulina. Eddie Ribeiro e Bruno Moura representam muito bem o que querem os novos azulinos.

DE SONHO Á REALIDADE

Em 19 de Março de 2011, a diretoria do São Francisco Futebol Clube lançou oficialmente o Projeto de construção do Centro de Treinamento e Lazer do Clube.
O espaço, localizado no Km 6 da Rodovia Everaldo Martins, terá uma área total de 176 mil m² e contará com 04 campos oficiais de futebol, restaurante, vestiário, alojamento para atletas e áreas de lazer incluindo dois campos de futebol society, quadra de futebol de areia, quiosque, piscina e muito mais.
A primeira etapa, orçada em R$ 350 mil, contará com um campo oficial, 01 campo de futebol society, 01 restaurante e 01 vestiário. As prioridades para a primeira etapa da obra serão a construção de um campo com dimensões oficiais para treinamento das equipes profissional e amador, e oferecer estrutura para receber os sócios.
O Projeto conta com o apoio da Prefeitura de Santarém e vários títulos de sócio-proprietário já foram vendidos. Torcedor, agora é a sua vez, nem um clube de futebol terá sucesso, sem o apoio total da sua torcida. O momento é esse, não desperdice a vontade e a atitude de desportistas que acreditam, que: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Então vai, vão embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”... Sucesso!




Santarém, 20 de Abril de 2011.
Raimundo Gonçalves

TRADUTOR DE BLOG