Por: Raimundo Gonçalves
Nesta trajetória esportiva de derrotas e vitórias, o São Raimundo sobrevive na sua história e para coroar tantos esforços de seus dirigentes, jogadores, torcedores, para manter esse clube histórico na linha dos grandes. Fatos e mais fatos tem acontecido, nenhum que desestimule o ensejo daqueles que querem o nome do clube sempre em alta. Foram criados vários esquadrões, que foram orgulho dos dirigentes e dos torcedores e só chagaram a esse nível, por uma questão muito prática:
A FORÇA DA UNIÃO
Os jogadores se uniram num só ideal a cada disputa de títulos, quando não houve união o clube caiu na desilusão do: “Nadou tanto e morreu na praia.” Porém, as coisas mudaram e cada um dos abnegados dentro e fora de campo, fez sua parte de maneira diferente as conquistas ímpares apareceram e o clube saiu do anonimato do regional e passou a ser respeitado e tornou-se orgulho da torcida santarena, do o oeste do Pará e do Brasil.
AS CONQUISTA COM UNIÃO
Da notoriedade quando apareceu em Ipixuna, como Campeão do Seletivo para depois conquistar de maneira sensacional, o Vice Campeonato Paraense em 2009, desbancando o tradicional Clube do Remo, quando venceu o 2º Turno. E depois se consagrou perante todos aqueles que não acreditavam na façanha, foi o 1º Campeão Brasileiro da Série D, foi uma conquista, que parecia impossível para um clube de Santarém. Tudo isso e mais consecutivas vitórias que os colocam no patamar de disputa do título estadual, foi simplesmente com uma união consumada, os triunfos vieram a tona como uma revelação, que só os unidos vencem.
NÃO FALAM A MESMA LINGUAGEM
No entanto, há tempo que o clube sofre derrotas consideráveis pela não união de seus dirigentes dentro de um processo incompreendido pelos torcedores. Onde se percebe claramente, os mesmos não falam a mesma linguagem, e esses atritos rotineiros, vem mexendo com o brio do torcedor, e dos jogadores, que de tudo fazem para manter o nome do clube, no respeito e dignidade que ele merece. E por que a diretoria não se esforça para fazer o mesmo em nome desta entidade poderosa, que se chama São Raimundo? Quais são os interesses que prevalece essa desunião interna? A queda do clube, a notícia sensacionalista, que desagrava o seu nome?
QUE PELO MENOS, OS JOGADORES SE UNAM
Justamente quando o clube se prepara para mais uma batalha de conquistas. O que prevalece para o clube São Raimundo é a união de todos para o sucesso pretendido pelos que torcem e amam este clube. As desavenças internas deixam claro, aos que de fora julgam a falta de humildade por um comando vencedor. E o anseio de união para uma história vitoriosa tem de partir de cada abnegado, e o maior exemplo dessa virtude de humildade, tem que vir da direção. “Um grupo unido, jamais será vencido.” Essa frase de efeito, não é lorota ou demagogia barata é seriedade para quem sonha e vive os louros de uma conquista, derramando amor, paixão, suor e dinheiro por ela.
Santarém, 28 de Maio de 2011.
Raimundo Gonçalves.


