DIVIRTA-SE COM ESSE JOGO

MEMÓRIA TIAGO AMORIM



Por: Raimundo Gonçalves
Nascido em Mujuí dos Campos, onde começou a sua brilhante carreira dentro do futebol Nacional e Internacional. Estava nos pés e na cabeça o brilho para a história vencedora de um garoto, que sonhava ser jogador de futebol. E só conseguiu pela sua perseverança e muita determinação e coragem. Com muita humildade e talento, escreveu uma das conquistas mais significantes de um jovem do interior paraense. Tiago Rosinaldo Ferreira de Amorim. O Tiago Amorim. O Vasquinho, e mujuí, clubes de onde nasceu foi só o começo do garoto brilhante bom de bola. Com 16 anos teve que acompanhar os pais para Balbina. Seu talento foi reconhecido, no jogo da Seleção de Balbina, contra o Rio Negro (AM), o jovem despontou fazendo dois gols, Na goleada de 5x2. Diretores do clube amazonense foram atrás do jovem e seu pai negociou, os estudos, moradia, alimentação, entre outras coisas que ele precisasse na capital. Aceito pelos dirigentes. Tiago se destaca no Juniores e foi campeão, o treinador Adinamar Abib gostou do craque e logo levou para o time de profissionais. “Jovem de 17 anos acerta contrato com o Rio Negro. Ele veio de Balbina, depois de marcar 2 gols contra o Rio Negro. Está dando show nos treinos do seu novo time.”A Critica, jornal de Manaus. 
Na hora de se apresentar ao exército em Manaus, Tiago não quis encarar o pesado Bis amazonense e se mandou para Santarém e conheceu Leopoldo e Edimilson, e foi parar no Americano. Bastou uma temporada no time rubro e as partidas contra o Goiás no Colosso 1x1, e a goleada na Seleção de Itaituba por 5x1. Tiago marcou três dos gols para chamar atenção dos dirigentes do São Raimundo, que foi para a toca alvinegra, em 1988. Foi à sensação num elenco de craques de alto nível do nosso futebol. Quem não se lembra desta formação, com Tiago: Pedrinho Moreira, Edniz, Natinho, Chico Monte Alegre e Rubiney; Hailton, Carpegiane e Tostão; Tiago Amorim, Gilson E Gerson Jacaré. A seguir Tiago foi contratado pelo Nacional (AM). Apesar de ter faturado a perna no torneio início, Tiago arrebentou no campeonato amazonense. “O ponta Tiago, plenamente recuperado da fratura que sofreu no torneio início, será escalado hoje, enquanto Marquinhos retornará ao banco. “Noticia, jornal amazonense.” Nesse time do Nacional jogava Lulinha, ex-Botafogo, quando viu Tiago no gramado, não teve dúvida, levou o craque para jogar no Rio de Janeiro pelo Olaria. 
Na cidade maravilhosa, não foi nada fácil, mesmo jogando o seu belo futebol, ralou muito para jogar algumas partidas. Fim de temporada, jogadores ficam sem clubes. Jairzinho, tri-campeão do mundo, na época, treinador do São Cristóvão, convocou os jogadores que estavam sem clube para participarem de um jogo beneficente para uma localidade carente. Nosso craque estava na casa de Lulinha, e o mesmo ligou para Jairzinho e ofereceu Tiago para ir aos treinamentos. Aceito na hora. Quando nosso craque lá chegou, tinha dois times treinando, dois esperando e alguns jogadores se equipando. Mas para a sua alegria e surpresa foi relacionado entre os 16 escolhidos. Venceram a partida por 2x1 e no final do jogo, Jairzinho saiu abraçado com Tiago, fazendo vários elogios. Lulinha levou o Tiago para jogar pelo América de Três Rios, que tinha quase todo o elenco base do Fluminense, inclusive o treinador, Zé Roberto. “Flamengo 2x1 América de Três Rios. O banco do Flamengo ainda comemorava o 2º gol aos 27 minutos do 2º tempo, feito por Nélio, quando o garoto Tiago, que acabara de entrar, descontou para o América, aos 28 minutos.” O Globo, jornal do (RJ). 
 Quando acabou a temporada, seus procuradores, André Filho e Tadeu Sergio mostraram propostas de dois clubes: Santo André de (SP) e Muniz Freire do (ES). Tiago não queria jogar no Espírito Santo. A proposta do clube fez Tiago mudar de pensamento e foi fazer história no Muniz Freire, ajudando o clube a conquistar o título inédito, nunca tinha sido campeão. O fato aconteceu em 1991. Tiago tornou-se um dos maiores ídolos capixaba com apenas uma temporada.

Fazendo sucesso no Espírito Santo, nosso craque curtia o título inédito, quando dois de seus companheiros do Olaria do (RJ), estavam jogando em Portugal, precisamente no Torriense da 1ª Divisão. Indicaram Tiago Amorim ao treinador, que pedia um atacante. Nosso craque parte com tudo para Portugal, mas quando lá chegou, também chegou outro atacante de nome Meireles com quase dois metros de altura, o treinador Manoel Cajura, optou pelo gigante, deixando Tiago desempregado. Lulinha pediu que ele voltasse para o Olaria. Tiago bateu o pé: Eu vim pra jogar aqui e vou lutar para conseguir isso. 
Observando o nosso craque dentro de campo em alguns treinamentos, o empresário Rui Formozin levou Tiago para jogar na 2ª Divisão pelo Esperança de Lagos, onde permaneceu por três anos consecutivos. Em outra temporada defendeu o Amora de Lisboa e logo depois em, 1996 foi contratado pelo Desportivo Beja. Este clube nunca tinha ganhado um título, o nosso pé quente Tiago Amorim, leva o time ao título e a subida para a 1ª Divisão de Honra. Depois de elevar seu nome dentro do cenário esportivo português, Tiago começou a ser assediado pelos clubes da 1ª Divisão: Desportivo de Chaves, Passo Ferreira e Polvoa de Varzin. Tiago ganha as merecidas férias e veio para Santarém rever familiares e deixou quase tudo acertado com o clube Polva de Varzin. No seu retorno a Portugal as coisas estavam feias, devido o Desportivo Beja, não ter liberado o nosso craque. Tiago ficou mais uma temporada e depois foi contratado pelo Esporte Clube Corvilhã, que já estava na 1ª Divisão de Honra. Foi destaque e logo que terminou a temporada veio, Imortal, Santa Clara, Barriense e Luzitânia dos Açores, querendo contratá-lo. 
 A proposta do Imortal era mais tentadora. Porém, o conhecido ex-jogador do Benfica, Alvaro Magalhães cheio de moral foi contratado pelo Santa Clara, com a missão de levar o time para a 1ª Divisão e queria Tiago no seu time, fez pressão até levá-lo. Foram sensacionais as temporadas no novo clube. Subiu para a 1ª Divisão de Honra e logo em seguida para a 1ª Divisão. Campeão para a 1ª Divisão. “Tiago ao fazer o golo da conquista, era esmagado por seus companheiros na comemoração. Quero dedicar essa vitória aos sócios e simpatizantes do Santa Clara, que compareceram em força para apoiar a equipe em campo, também a minha esposa e filho.” Tiago, após a conquista. Açoriano Oriental, Jornal de Açores Portugal.” Início da outra temporada Tiago machuca o joelho. Parado um ano. Ficou bom foi emprestado ao Operário F. clube da 2ª Divisão. “Quando já se esperava o empate fosse o resultado final, Tiago aparece frontal e num remate á meia volta fazer o 2º golo da vitória aos 90 minutos. Esportivo, jornal do Açoriano de Portugal. “Logo em seguida foi para o União Micaelense da 3ª Divisão e ajudou o time subir para a 2ª Divisão. “Quando menos se espera, o avançado brasileiro aparece no local certo e desequilibra a defesa adversária. Marcou um golo de belo feito, o experiente e técnico Tiago. Escolhido o jogador mais valioso da partida. Desportivo, jornal de Açores Portugal.” 
 Nos anos de despedida de Portugal, Tiago Amorim sai como ídolo do seu ultimo clube português, no Santiago de Açores, onde foi artilheiro e igualou a marca do jogador Jardel, marcando 5 gols em uma partida na vitória de 6x1, onde jogou duas temporadas. Com a noticia inesperada da morte de seu irmão, Tiago retornou a Santarém. Ainda jogou pelo Internacional de Mujuí do campos, em 2008 e no São Francisco em 2009, onde foi Campeão. Trabalhou como  treinador no São Raimundo de Profissionais. No Leão amador, no seletivo e no Sub-17, meia temporada. No São Raimundo Sub-20. Tiago Amorim mora em Santarém, com sua esposa, Sônia e seus filhos: Tiago Jr (16) e Tauires (5).


Santarém, 22 de Setembro de 2011.
Raimundo Gonçalves 

TRADUTOR DE BLOG