DIVIRTA-SE COM ESSE JOGO

HOMENAGEM A NATINHO



Estamos parabenizando, Raimundo Nonato Ferreira da Silva, o Natinho. Irmão do saudoso Elson Gonçalves, José Gonçalves, Luiz Gonçalves, Cláudio e Raimundo Gonçalves,como se diz em família, o irmão mais criança, também cresceu com a grande expectativa de um dia ser jogador de futebol, como via seus irmãos nos clubes que jogaram. Neste final de mês, precisamente em, 31/08 completará mais um ano de vida.

 Natinho, como é chamado carinhosamente teve o seu sonho realizado, foi jogador de futebol e defendeu os clubes mais tradicionais da nossa cidade. São Raimundo, São Francisco, Fluminense e Esporte Clube Santarém. Conquistou títulos significantes. Sua posição foi de zagueiro, preciso nas antecipações e dono de uma garra impressionante e foi apelidado de Xerife.Pode-se considerar o seu maior desempenho em Santarém, quando formou a dupla de zaga do São Raimundo, com o excelente atleta, Chico Monte Alegre. Natinho é por nós considerado um vencedor, tanto dentro dos campos de futebol quando atuava como atleta, como na vida cotidiana. Tem recebido várias provações da vida e sobrevivido com muita é vontade de viver, numa delas chegou a ficar alguns dias na UTI, mas, forte na fé na perseverança ele vai passando por esses obstáculos da vida sem seqüelas significantes fisicamente, tem sido abençoado por Deus. Ultimamente teve que conviver outro drama familiar, quando sua esposa Maria José foi internada em estado de risco de morte, mas graças a Deus, hoje já está em recuperação acelerada.

 Portanto, é notável que todas as pessoas de bem passem por provações diversas para continuar acreditando, que nasceu para dar certo, mas sem se descuidar da vida espiritual e com certeza esse grande homem, que completa mais um ano de vida, neste final de mês, deu também muitas alegrias aos seus admiradores e torcedores de seus clube, que ele pode defender com garra, técnica e seriedade, o coloca hoje sempre seu nome em evidência como um dos nomes que marcaram dentro do nosso futebol. Ainda garoto vestiu a primeira camisa de um clube da 1ª divisão, Esporte Clube Santarém. Nosso craque só participou dos primeiro jogos do campeonato, foi servir o exército no 53º BIS de Itaituba.Cheio de garra e muita sede de bola Natinho aceitou o convite de um amigo seu, Ita, que já morava na cidade Pepita para jogar no América, o clube que o saudoso Espadim era o patrono.

O jovem zagueiro brilhou em Itaituba, mas não se esquecia da sua cidade e nem do clube que defendia o Esporte Clube Santarém, quando conseguia uma boa folga, se mandava para Santarém para defender o clube do seu irmão Luiz Gonçalves, que teria falado que o seu time estava classificado entre os quatro para decidir o primeiro Turno do certame. Natinho de folga do exército viajou para Santarém, na cidade quase na hora do jogo, se juntou ao elenco e ficar a disposição do treinador, seu irmão. Esse jogo era contra a equipe do São Raimundo, quem ganhasse se classificaria para a decisão com o vencedor do outro jogo. Expectativa total para esse jogo, pois o Esporte Clube Santarém fazia uma excelente campanha no 1º turno e a torcida acreditava numa boa atuação, por isso recebeu toda a torcida do São Francisco que foi ao Estádio Elinaldo Barbosa torcer a seu favor.  Esse seria jogo mais importante do tricolor da Aldeia, era o jogo da classificação, era a primeira vez que o esporte Clube Santarém tevera a oportunidade de brigar dentro de campo pela classificação de um turno e ficar entre os finalistas. Natinho ficou no banco, o time para entrar jogando estava treinando há uma semana, Luiz Gonçalves não podia mexer no esquema, afinal era para enfrentar uma das feras da cidade.

O Pantera fez 1x0, o Esporte lutava para não decepcionar a grande torcida do seu lado, mas, o placar se mantinha, foi quando Luiz Gonçalves chamou Natinho e vai lá e incentiva o pessoal a pelos menos empatar esse jogo. Nosso craque fez muito mais, entrou chamou a moçada para cima e num dos cruzamentos na área inimiga, ele cabeceou para dentro, fazendo um golaço, e o gol que deu o direito ao Esporte Clube Santarém ir para as penalidades e decidir o 1º turno. Porém, a garotada nervosa perdeu nas penalidades. No ano seguinte, cumprindo o tempo de exército, Natinho retorna a Santarém e também para o Esporte Clube Santarém. Sempre se destacando como zagueiro fez um bom campeonato para no ano de 1982 receber um convite do saudoso Zé Lopes, então presidente do Pantera para fazer parte de uma renovação que o São Raimundo fazia no seu elenco. Natinho aceitou, afinal jogar no São Raimundo era tudo que ele queria. Lá estavam de fatos outros jovens como: Gilmar, Roberto, Arnaldinho, Gilson, Paulo Formiga, Gato, Carpegiane, Nildo, Naldo, Efrem, Paulinho. E assim começou a sua trajetória no clube alvinegro. Junto com os demais jovens participou de uma equipe muito boa mesclada de jovens e experientes na época, mas, com a arbitragem contra foi impossível ganhar alguma coisa: Bianor, Manguito, Natinho, Chicão e Nildo; Chico Belterra, Zaqueu e Carpegiane; Aldo, Mano e Barriga.
O esquadrão que sucumbiu nas coisas do futebol, quando favoritíssimo perdeu a disputa do título, elenco considerado quase imbatível: Pedrinho Moreira, Edniz, Natinho, Chico Monte Alegre e Rubiney; Hailton, Carpegiane e Tostão; Thiago Amorim, Gilson e Gerson Jacaré, a perda desse título a torcida nunca esqueceu. E assim Natinha se firmava como um dos grandes zagueiros da nossa cidade. O saudoso, Pinta Cuia levou Natinho para o Leão e brilhar na Copa do Baixo Amazonas, como zagueiro foi o artilheiro do certame, neste elenco: Jorgeney, Djair, Natinho, Jeferson e o saudoso Edson Nunes; Zaqueu, Dário e Zizinho; João Corrêa, Gerson Jacaré e Wanderley. Defendeu também o Fluminense de: Francinelson, Da Silva, Natinho, Pedrinho Cumatê e Lélio; Balãozinho, Peba e Chaguinha; Zezinho, Bigorrilho e Édson Juruti. Para depois retornar ao São Raimundo e ser Campeão em 1995, num dos maiores esquadrão alvinegro.


TRADUTOR DE BLOG