UM SANTOS EM ESTADO DE GRAÇA
Quarta Feira poderá ter novamente o futebol brasileiro em alto nível, como já foi no passado. Basta o Santos vencer e levará o futebol brasileiro ao pódio como o melhor da América do Sul e com passagem verde para ser o melhor do mundo. O gostoso de uma conquista internacional é quando o clube em questão é considerado o melhor do seu país e tem um ídolo que a torcida se apaixonou pelo futebol e ele faz dentro de campo a glória desse reconhecimento. É a hora do Santos de tantas glórias no passado mostrar que está de fato valendo ouro, e Neymar ser o que de fato todos querem que ele seja, o melhor.
O ÍDOLO NEYMAR
O adversário do Santos é clube tradicional nesta disputa e a décadas se tornou um rival de respeito ao clube brasileiro na era de Pelé não se deu bem. Para quem tinha um elenco de jogadores formidáveis como: Gilmar, Zito, Coutinho, Mengálvio, Pepe e Pelé. Todos campeões mundiais com o Brasil dois meses antes no Chile,em 1962, poucas chances tinha o adversário. Mesmo sem Pelé, ainda se recuperando da lesão muscular sofrida no Mundial, o Peixe ganhou o 1º jogo no Centenário por 2 a 1. Coutinho assumiu o papel de protagonista e fez os dois gols do Peixe. O jogo de volta, na Vila Belmiro, foi marcado pela polêmica. No início do 2º tempo, quando o jogo estava empatado por 2 a 2 .Dorval e Mengálvio marcaram para o Santos, um dos auxiliares foi atingido com uma garrafa arremessada das arquibancadas e chegou a receber atendimento médico. 
UM SANTOS QUASE  IMBATÍVEL
Após o reinício da partida, o Penarol fez 3 a 2 para o campeão uruguaio. O gol gerou nova confusão. Os brasileiros reclamaram de falta em Calvet. O jogo prosseguiu, e Pagão igualou o marcador. Os santistas chegaram a comemorar o título. Mas na súmula, o árbitro chileno Carlos Robles alegou que deu continuidade ao jogo após o terceiro gol do Peñarol para preservar sua segurança e de seus assistentes, mas que aquele período não seria válido. Teria encerrado oficialmente o jogo antes do gol de empate. Pensam que é só no paraense que acontece essas coisas? Um jogo-desempate foi marcado pela Confederação Sul-Americana, em campo neutro. Buenos Aires foi escolhida a sede da finalíssima. E no Monumental de Nuñez. Faltou sorte para os uruguaios, Pelé já estava recuperado, e com o rei em campo, o Santos mostrou sua força e fez 3 a 0 no Peñarol. Dois gols do Rei e um contra.
UM REI DE VERDADE, PELÉ
 O Santos com a com a vitória não só conquistou a Libertadores, mas foi também Campeão Mundial Inter-clubes e Pelé honrava o título de ídolo Rei com a sua participação gloriosa na competição. O Santos de hoje está no mesmo caminho, vem se mantendo como um verdadeiro campeão de um dos campeonatos mais qualificado do Brasil, o Paulista e hoje considerado o melhor clube do Brasil. Tem como seu maior ídolo, Neymar, cobiçado pelos grandes clubes do mundo, pelo seu belo futebol apresentado ultimamente no cenário brasileiro e mundial pela Seleção Brasileira. É o principal jogador do Santos recebeu a visita de jornalistas estrangeiros, curiosos por uma palavra do jovem tão cobiçado pelo mercado europeu. Eles queriam saber, principalmente, sobre a possibilidade de o atacante brilhar na final da Libertadores nesta quarta-feira, contra o Peñarol, no Pacaembu, e chamar ainda mais a atenção de grandes do Velho Continente, como o Real Madrid, que está de olho nele.
O NOVO SANTOS CAMPEÃO
 Mas ele não entrou na onda dos repórteres. “Não me importo com isso de jogar para outros times, jogo meu futebol para ajudar o Santos, que é o clube que defendo. Estou pensando 1º na Libertadores e depois na Copa América. Já expliquei que não tem nada (sobre Real Madrid), sou jogador do Santos e estou disputando campeonato pelo Santos - ressaltou o atacante.” Depois das insistentes perguntas sobre negociações, Neymar foi abordado sobre a real possibilidade de ser campeão da Libertadores e brincou com os repórteres japoneses sobre o desejo de visitar o Japão no fim do ano, no Mundial de Clubes.
 DOIS ÍDOLOS A CARÁTER
 ”A Libertadores é um título que todo mundo busca há muito tempo, e temos chances de vencer. Espero que possamos entrar com a cabeça no lugar neste jogo para sermos campeões. Se isso acontecer, vou fazer uma visita para vocês no Japão. Quem sabe? (risos) - acrescentou.” Agora é aguardar até Quarta Feira para se concretizar o desejo de muitos brasileiros, em ver novamente o Santos, agora de Neymar, encanado no Santos de Pelé. 
Santarém, 20 de Junho de 2011.
Raimundo Gonçalves.
 







 
